Translate

domingo, 20 de outubro de 2013

Texto: Aproveitamento Integral dos Alimentos: Melhor sobrar do que faltar?



Texto: Aproveitamento Integral dos Alimentos:  Melhor sobrar do que faltar?
Camila Badawi Acadêmica de Nutrição da FSP – USP

Pouca gente sabe, mas as partes vistas como “menos nobres” dos alimentos têm grande valor nutritivo! São ricas em vitaminas (especialmente A e C), além de ferro, potássio e outros nutrientes. Ou seja, aproveitar integralmente os alimentos não faz bem apenas ao meio ambiente e à sociedade, mas também ao corpo e à mente. Estima-se que 30% da produção mundial de alimentos sejam desperdiçados devido às falhas no sistema de colheita, transporte, armazenagem e comercialização. No Brasil, aproximadamente 70 mil toneladas de alimentos são jogadas no lixo diariamente, o que torna esse lixo um dos mais ricos do mundo, sendo o Brasil considerado o país do desperdício. Nós brasileiros perdemos mais de 12 bilhões de reais por ano com o desperdício de alimentos. Os supermercados jogam fora 13 milhões de toneladas de alimentos por ano. Nas feiras livres de São Paulo, mais de mil toneladas vão para o lixo todos os dias. Segundo o IBGE, o desperdício no consumo doméstico de alimentos chega a 20%. A forma mais comum de desperdício caseiro é a distorção no uso do alimento. Talos, folhas e cascas são, muitas vezes, mais nutritivos do que a parte dos alimentos que estamos habituados a comer. Um quarto de toda produção nacional de frutas, verduras e legumes não são aproveitados. Utilizar o alimento em sua totalidade significa mais do que economia. Significa usar os recursos disponíveis sem desperdício, reciclar, respeitar a natureza e alimentar-se bem, com prazer e dignidade.
 LIXO PARA UNS, TESOURO PARA OUTROS              
O desconhecimento dos princípios nutritivos do alimento, bem como o seu não aproveitamento, ocasiona o desperdício de toneladas de recursos alimentares. O combate ao desperdício pode começar de maneiras bem simples, como através do aproveitamento integral dos alimentos, além do planejamento do que se coloca no prato (para não precisar jogar fora) e da programação do consumidor antes de ir ao supermercado (para comprar apenas o necessário). É importante a utilização de cascas, talos e folhas, pois o aproveitamento integral dos alimentos, além de diminuir os gastos com alimentação e melhorar a qualidade nutricional do cardápio, reduz o desperdício de alimentos, e torna possível a criação de novas receitas. Esse conceito deve ser realizado no dia a dia por qualquer pessoa, independentemente de sua classe social ou econômica. Isso significa eliminar alguns preconceitos alimentares de que esse tipo de alimentação é somente usada em programas sociais voltados para população de baixa renda, e não levam em conta o valor nutricional de alguns alimentos, que quase sempre está concentrado nas cascas ou folhas.
O BRASILEIRO APROVEITA OS ALIMENTOS INTEGRALMENTE?
Uma pesquisa realizada na Internet pelo Instituto Akatu pelo Consumo Consciente mostra que o uso integral dos alimentos ainda está distante da realidade dos lares brasileiros. Das mais de 1200 pessoas que responderam à pergunta “O que você faz com restos de comida (cascas, sementes, etc.)?”, 57,3% afirmaram que simplesmente jogam no lixo. Apenas 8,3% disseram aproveitar talos, cascas e folhas em outras receitas. O consumidor aproveita apenas 40% dos alimentos vegetais, pois a princípio, as pessoas não vêem com bons olhos o uso de talos e cascas, porém, segundo a prática de nutricionistas do programa “Alimente-se Bem com R$ 1,00” do SESI-SP, conforme as pessoas vão aprendendo receitas criativas com esses ingredientes, entusiasmam-se com a economia e tornam-se multiplicadores da ideia. Portanto, melhor sobrar do que faltar? Nem um, nem outro! O importante, como sempre, é o equilíbrio. Saber utilizar todas as partes dos alimentos contribui para que, principalmente, não sobre comida para uns e falte para outros.       

Atividade 1
Depois da leitura do texto acima, pedir para cada aluno responder individualmente em seu caderno as seguintes questões abaixo. Quando o professor for corrigir coletivamente as respostas, é necessário que o professor fique atento, pois sempre que surgir uma dúvida o professor deverá esclarecê-la antes de iniciar a correção de uma nova questão.
  1. O Aproveitamento Integral dos Alimentos é considerado a mesma coisa que Reaproveitamento de Alimentos?
  2. Quais as vantagens de aproveitar integralmente os alimentos?
  3. Quais as vantagens em fazer o reaproveitamento dos alimentos?
  4. Explique a frase: "O reaproveitamento dos alimentos, ainda é motivo de preconceito no Brasil".
  5. Onde se localiza a maioria dos valores nutritivos de muitos alimentos?
  6. Se aproveitarmos cascas, talos, folhas ou sementes de uma fruta ou verdura, estaremos comendo lixo? Justifique a sua resposta.
  7. Você já se alimentou alguma vez de  uma refeição que tenha aproveitado integralmente o alimento ou reaproveitado os alimentos? Se a resposta for positiva, cite qual foi à comida e o que você achou.
  8. É correto afirmar que alimentação integral ou reaproveitamento dos alimentos devem ser utilizados apenas por famílias de baixa renda?
  9. Para onde vão os restos de comidas (cascas, talos, sementes etc) da sua casa?
  10. "O consumidor aproveita apenas 40% dos alimentos vegetais, pois a princípio, as pessoas não vêem com bons olhos o uso de talos e cascas".O que você pode fazer para evitar este desperdício?

Nenhum comentário:

Postar um comentário