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domingo, 20 de outubro de 2013

Projeto: Nossas escolhas fazem a diferença




Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Brenner
Município: Ibirubá
Endereço: Vila Alfredo Brenner
Coordenadores: Professora Luiza Chiesa e Sonia Budke Doneda
Tema: Alimentação Alternativa
Título: Nossas escolhas fazem a diferença
Público alvo: Educação Infantil e Ensino Fundamental: 1º Ano a 8 ª Série
Áreas do conhecimento envolvidas: Geografia, Matemática, História, Filosofia, Ciências, Português, Arte, Educação Física


Objetivos Gerais:

Incentivar o consumo de alimentos saudáveis, despertando a consciência para alimentos naturais e saudáveis de uma forma sustentável, lúdica e educativa,
auxiliando  no desenvolvimento sustentável, garantindo a vida no planeta.

Objetivos Específicos:

 Despertar a vontade em conhecer e praticar culinária alternativa , utilizando alimentos pouco usados na alimentação diária;
Compreender a importância de uma alimentação saudável, saborosa e criativa.
Desenvolver habilidades de manuseio dos alimentos de maneira correta.
Qualificar a comunidade presente para a necessidade de se higienizar antes todos os alimentos adequadamente.
Oferecer a comunidade um ambiente favorável a aprendizagem, onde as pessoas que estiverem presentes tenha confiança em si para agir no seu cotidiano colocando em pratica o que foi aprendido
.
Reconhecer os alimentos que faz bem à nossa saúde;


Justificativa:

As crianças a cada dia se distanciam mais da alimentação saudável e nutritiva, preferindo alimentos prontos e industrializados que, muitas vezes, não possuem os nutrientes necessários para manter o corpo funcionando saudável.
Hoje em dia, vemos nas crianças, a pressa de brincar, ver tv, comer enquanto está em frente a tv. Preferem salgadinhos, todinhos e outros alimentos "práticos" e "saborosos".
Se recusam a comer verduras, legumes e frutas, quase não aceitam novos alimentos, comendo sempre aquilo que gostam.
A obesidade infantil passou a ser um problema de saúde pública, para a prevenção de doenças ligadas a ela.
Não há fruta que ganhe de uma propaganda do mac donald's, ainda mais que a fruta não tem brinquedo de brinde. A propaganda para produtos industrializados é enorme e extremamente cativante, em contrapartida, não há nenhum atrativo para os alimentos saudáveis. Assim, terceirizamos  nossa alimentação  deixando  essa responsabilidade para a empregada, o supermercado, a cantina da escola ou um restaurante que vende comida que é “a quilo”. Patrocinamos então a degradação do Meio Ambiente aceitando a Indústria de Agrotóxicos, ajudamos o Êxodo Rural e suas consequências, aprovamos envenenamento do Agricultor e suas famílias, engolimos os industrializados e seus aditivos químicos.
Pensar em sustentabilidade é ser sustentável em nossas atitudes mais comuns, aí sim poderemos pensar em energia sustentável, edifícios sustentáveis, cidades sustentáveis ou um mundo sustentável. Para sermos merecedores de tudo isso, precisamos primeiro ser cidadãos sustentáveis em nossas ações diárias.
A conclusão final de nosso bate papo foi que é chegada a hora de sairmos da zona de conforto e assumirmos que nossa própria sustentabilidade está em jogo. Atitudes tão simples como selecionar e preparar os alimentos contribuem de forma efetiva para a preservação do Mundo. Nossas escolhas fazem toda a diferença.
Desde 1972, a produção crescente de alimentos é o principal fator de pressão sobre os recursos da terra. O fracasso das políticas e práticas agrícolas inadequadas contribuem para uma maior pressão sobre a terra. Por exemplo, o uso excessivo de fertilizantes e outros produtos químicos contribui para a degradação do solo e a poluição da água. Entre 1972 e 1988, o uso global de fertilizantes aumentou para uma média anual de 3,5%, ou mais de 4 milhões de toneladas por ano (FAO, 2001)
Buscando a reeducação para uma postura alimentar correta, ensinando que é possível comer bem e de forma nutritiva e sem desperdício, criou-se este projeto .

Metodologia:

Filme; pesquisas; leituras; confecção de tirinhas; observações, registros; produção de tabelas; confecção de Power Point; conscientização da família, palestra; produção de caderno de receitas; produção de encartes; instalação de uma rádio; realização de feira gastronômica; criação de um blog;


Duração: Até dezembro de 2012


Cronograma:

ATIVIDADE
MÊS
DIA
Escolha do tema do projeto;
Setembro
24(manhã)
Justificar o projeto;
Setembro
24( tarde)
Problematizar o tema , levantar hipóteses, fontes de pesquisa, definir metodologia e cronograma
Setembro
24(tarde)
Pesquisa, leitura e registro sobre o desperdício de alimentos no mundo;
Setembro
26 e 27(manhã)
Pesquisa sobre os 5 Rs da alimentação alternativa:Refletir,Reduzir,Reutilizar, Respeitar, Repassar.
Outubro
01(manhã e tarde)
Organizar o local e  os materiais para instalar a rádio na escola: Mesa de som• Microfone• CD PLAYER• Gravador (Repórter)• Caixas de som• Transmissor
Outubro
01(tarde)
Montar a programação que será apresentada na rádio juntamente com os alunos, abordando as principais notícias da escola, principalmente sobre o projeto
 “Nossas escolhas fazem a diferença, com o  tema Alimentação Alternativa, que está sendo executado em todas as turmas da instituição.

Outubro

01(tarde)
Palestra sobre nutrição com nutricionista ;
Outubro
01( tarde)
Produzir um Power Point sobre o desperdício e alimentação saudável;
Outubro
03(manhã e tarde);
04(tarde);
08(tarde)
Pesquisa sobre o consumo consciente dos alimentos;
Outubro

05(manhã)
Organizar grupos para uma pesquisa a ser realizada, em dias diferentes, na cantina e no pátio da escola com o intuito de possibilitar um levantamento de informações sobre o desperdício de alimentos na escola. Cada grupo ficará responsável por levantar informações sobre o desperdício de alimentos que ocorre durante o intervalo e organizá-las em um relatório;

Outubro

11 a 18 (manhã)
Conversar com as crianças que ao preparar a comida, devemos evitar o desperdício: talos, folhas, sementes e cascas têm grande valor nutritivo e possibilitam variações no cardápio. Com um pouco de criatividade, o que antes tinha como destino o lixo, passa a ser a refeição principal de muitas famílias;
outubro
11 a 19 (manhã e tarde)
Pesquisa de receitas alternativas e confecção de cadernos de receitas de alimentos alternativos;

Outubro
22 a 31 (tarde)
Abertura da rádio na escola , rádio “Atitude”;
Outubro
31 (manhã)
Apresentação do Power Point produzido sobre desperdício e alimentação saudável;
Outubro
Novembro

26 (manhã)
07( tarde)
Preparar a feira gastronômica: Dia e horário: (a definir). Local da realização da feira: (sala de aula ou cantina da escola) Realização.  Material necessário para a exposição dos pratos: (mesas, forros de mesa, pratos, talheres, guardanapos, tocas de não tecido, aventais e outros). Elaborar convite para as famílias (cada aluno elabora o seu ou escolhem um modelo e padronizam ou então fazem um coletivamente).
As crianças deverão fazer os pratos com a ajuda de um adulto, mas precisam participar de todo o processo para que possam explicar para quem vai a feira; como foi elaborado o prato e seus ingredientes, registrando a produção através de filmagem.

Novembro
05 (tarde)
Construir tirinhas sobre aproveitamento integral dos alimentos;
novembro
09(manhã)
Elaborar tabelas e relatórios sobre o desperdício dos alimentos na escola;
novembro
08(manhã)
Produzir o encarte com as receitas selecionadas;
novembro
07 a 19(tarde)
Assistir  o filme “Nação Fast Food”;
novembro
23(manhã)
Criar um blog para fazer a postagem dos trabalhos elaborados durante o projeto;
novembro
14(manhã e tarde)
Feira Gastronômica para a comunidade escolar e parceiros do projeto.
novembro
20(manhã)
Postagem, no blog, das atividades realizadas durante o projeto
Novembro
Dezembro

30(tarde)
01 a 12( tarde)


Recursos:

Recursos humanos e recursos materiais: Filme, data show ,computador, folhas de ofício, cartolinas, pincel atômico, rádio, caixa de som ,microfone, cartolina, cola, revistas, tesoura, máquina fotográfica, mesa de som, microfone CD PLAYER, gravador (Repórter), caixas de som, transmissor ou amplificador, mesas, forros de mesa, pratos, talheres, guardanapos, aventais filmadora.

Parceiros:

Equipe diretiva, corpo docente, funcionárias da escola, pais dos alunos, professores e alunos bolsistas do programa Cativar da IFRS.

Culminância:

Feira Gastronômica

Avaliação:

O Projeto será avaliado sempre que for necessário, de forma contínua a partir da participação, desempenho, cooperativismo, integração do grupo, disponibilidade e, principalmente, o engajamento efetivo durante o desenvolvimento do mesmo, podendo ser alterado a qualquer momento, conforme as circunstâncias e necessidades apresentadas.

Referências bibliográficas:

BIBLIOGRAFIAMARTINS, Rosicler. Vida e Alimento. São Paulo: Moderna, 1993. Revista Cozinha Prática. Publicação editada pela parceria Instituto do Coração e Edições Cozinha Saudável (Internet). BELINK, Tatiana. A cesta da dona Maricota. São Paulo: Paulinas, 2005.
STURNER, Joselaine: Comida um santo remédio. Petrópolis RJ. Vozes, 2002.
TAKAKI, Clara: Alimentação alternativa. Brasília (DF), 1996.
MENEGUELI, Jair: Cozinha Brasil, alimente-se bem com um real. São Paulo SP. SESI, 2004.
Revista Cozinha Prática. Publicação editada pela parceria Instituto do Coração e Edições Cozinha Saudável.
http://www.akatu.org.br- Temas/Alimentos/Culinaria-Sustentavel

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