Translate

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Copa das Confederações

Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Brenner
Município: Ibirubá
Endereço: Vila Alfredo Brenner
Diretora: Elisiane A. Kurz
Coordenadora pedagógica: Liliane Atz
Professores participantes: Lia Mara Gabe, Geovana B. Henkes, Luiza Chiesa, Luciane K. Schenkel, Sonia Budke Doneda
                   Tema: Copa das Confederações e a Sustentabilidade
Público alvo: 6º e 7º Anos, 7ª e 8ª Séries
Áreas do conhecimento envolvidas: Geografia, Filosofia, Arte, Inglês,Educação Física,História, Matemática

É preciso termos a coragem de mudar a nossa maneira de sentir, de pensar e de agir, relacionando-nos com o mundo. E esta mudança não é um acessório ou uma fantasia. Precisamos começar a crer que dela depende a nossa própria oportunidade de sobrevivência e a daqueles que viverão aqui onde nós estamos vivendo agora.

A Copa das Confederações de 2013 será a nona edição da competição realizada a cada quatro anos pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). Será realizada no Brasil entre 15 e 30 de junho e servirá como teste para realização da Copa do Mundo de 2014. Terá a participação de oito equipes: a campeã da Copa do Mundo de 2010, os seis campeões continentais, além do Brasil, país-sede. Contará com a participação de quatro seleções campeãs mundiais: Brasil, Espanha, Itália e Uruguai. Além de: México, Taiti, Japão e Nigéria. (Fonte: http://pt.fifa.com/confederationscup/index.html).

Objetivos:
Discutir os aspectos geográficos e sociais de cada país.Essa atividade visa não somente compreender o contexto sociocultural, econômico e ambiental dos países, mas também auxiliar os alunos da escola a desenvolver suas habilidades e competências através do trabalho em grupo e dos processos de investigação científica;
Pesquisar sobre a história da Copa das Confederações;
Relacionar os países envolvidos com a questão política atual;
 Descrever a questão esportiva, histórica e política do Brasil nos anos de realização da Copa;
Conscientizar os alunos da importância esportiva realizada no Brasil em 2013, ano que antecede a Copa mundial de 2014.


Metodologia:
Serão utilizados vídeos e fotografias de países, exibição da abertura da Copa, vídeos sobre futebol e sobre as copas, leitura para os alunos: textos, notícias, poemas, mapa-mundi. Pesquisas, registros, produções artísticas.
Os alunos serão  orientados e motivados a se organizarem em forma de grupos temáticos, que deverão fazer suas pesquisas referente a cada tema sobre o país, estado  e cidade, bem como, se organizarem para a exposição conjunta e estruturada de todos temas no dia da exposição. Cada turma terá que montar na sala o resultado da pesquisa realizada sobre os mesmos na qual, deverão apresentar aquela nação/ estado/cidade de forma lúdica e interativa, simulando uma imersão da  pesquisa.

Temas abordados:
(6º Ano)- Aspectos Gerais dos países: bandeira, moeda, histórico sobre a fundação do país (considerando a colonização e a emancipação como país independente, etc.), localização em relação aos continentes, IDH, entre outros fatores.
(6º Ano)- Pesquisa sobre os pontos turísticos das cidades brasileiras , seda dos jogos da copa.
(7º Ano)- Meio Natural: Aspectos sobre o meio físico (solo, geologia, relevo, vegetação) e biológico (biomas, ecossistemas principais, etc.). Problemas Ambientais: degradação ambiental, espécies em extinção, etc. Unidades de Conservação e Áreas e Ações de Preservação Ambiental no País.
(8ª série)- Recursos Naturais e a Sustentabilidade: Principais recursos naturais explorados (distribuição no país, potencial atual e futuro da exploração, etc.). Ações e Projetos relacionados a Sustentabilidade (Uso Sustentável dos Recursos Naturais).
(8ª série)- Atividades Econômicas: Potencial e Vocação Econômica (agrícola, industrial, comércio, turismo, etc., setor primário, secundário e terciário).
(7º Ano)- População: Estrutura demográfica, perfil da população, densidade populacional, diversidade étnica, etc.
(7ª Série)- Condições Sociais: IDH, Indicadores Sociais (pobreza, riqueza, desigualdade, educação, saúde, etc.) Objetivos/Metas de Desenvolvimento do Milênio para o País.
(7º Ano)-Curiosidades,  aspectos físicos  e econômicos das cidades sede dos jogos.
(6º Ano a 8ª série)- Análise atenta dos jogos da Copa, identificando jogadas, táticas e movimentações.
(6º Ano a 8ª série)- Discussão sobre as causas da violência nos estádios- e sugestões de como solucionar esse grave problema social.
(6º e 7º Anos)- Curiosidades sobre a bola oficial.
(6º Ano)- Releitura da Bandeira do Brasil.
(7º Ano)- Releitura do mapa do Brasil.
(7ª Série)- Releitura dos pontos turísticos das cidades sede dos jogos.
(8ª série)- História da Copa das Confederações- produção de linha de tempo.
7ª série)-  Fatos marcantes da história das Copas.
(7º Ano)- História da Copa das Confederações- ano;país sede; campeão.
( 6º Ano)- História das Copas- produção de história em quadrinhos.

Desenvolvimento:
Os professores orientarão os alunos das turmas do 6º Ano a 8ª Série a fazerem pesquisas sobre os países da copa, bem como a estruturação do resultado dos levantamentos através de exposição temática, que acontecerá  no dia 16/07/2013, nas dependências da escola.

Possíveis atividades a serem desenvolvidas
1ª atividade: Em um primeiro momento será realizada a pergunta: Qual o significado da Copa das Confederações para o mundo? E  para a sua  família?
Para iniciar o projeto será apresentado o Globo Terrestre para mostrar que existem muitos lugares e que cada parte colorida tem um nome, será identificado o Brasil.
Os alunos irão confeccionar o mapa do Brasil que ficará exposto na sala (serão identificados os estados e capitais ), destacando os estados sedes dos jogos.

2ª atividade: Os alunos irão identificar no Globo os países participantes da Copa e depois confeccionarão um mapa mundi, em tamanho 1,5m x 2m(no mínimo), localizando os países participantes, que ficará exposto na sala junto com o mapa do Brasil.
3ª atividade: Análise atenta dos jogos da Copa, identificando jogadas, táticas e movimentações.
4ª atividade: Discussão sobre as causas da violência nos estádios- e sugestões de como solucionar esse grave problema social.
5ª atividade: Pesquisa dos temas abordados(cada grupo pesquisa sobre os seus países ) e fazer os registros em forma de painéis, álbuns, maquetes, jornal-mural, releituras, linhas de tempo...
6ª atividade: Exposição  e apresentação dos trabalhos;
Obs.: O professor deverá incentivar e orientar como se trabalha em grupo (união, cooperação, respeito...). Aproveitar e falar sobre a seleção brasileira: é um grupo que só funciona porque considera esses valores.
Culminância:
Exposição temática dos trabalhos no dia 16/7/2013

Inter -série : 15/7/2013, será  realizado uma inter-série de Futsal com as turmas -Masculino e Feminino - que representarão os países da Copa das Confederações 2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário